Automação - Sinônimo De Conforto, Praticidade, Economia E Modernidade
A automação residencial é o controle automático de dispositivos eletrônicos instalados em sua casa. Esses dispositivos estão conectados à Internet, que permite que sejam controlados remotamente com um só toque por meio de um aplicativo ou assistente de voz. Você pode comandar as luzes nos horários certos, para que elas desliguem quando vai dormir, ou pode fazer com que o ar condicionado ligue cerca de uma hora antes de voltar do trabalho para que não tenha que voltar para uma casa abafada. Tudo isso torna a vida mais conveniente e gera economia do aquecimento, resfriamento e eletricidade.
Quanto mais amigável for a plataforma da automação mais fácil é o seu uso. Ela integra todos os segmentos em um só comando e proporciona acioná-los em conjunto criando eventos para facilitar sua vida, exemplos.: com um toque liga tv, receiver , modem da tv a cabo, com o ar condicionado na temperatura desejada, posiciona persianas / cortinas, etc.
Promove economia, informando tudo que ficou ligado, luzes, ar condicionados e aparelhos de áudio e vídeo, gerando consumo desnecessário. Oferece a possibilidade de ajustar persianas/cortinas para bloquear o sol evitando aquecer o ambiente e danificar mobiliário, ajustar horário para ligar e desligar iluminação interna e externa, bem como câmeras de segurança.
A automação residencial funciona em três níveis:
Monitoramento: significa que os usuários podem fazer check-in em seus equipamentos remotamente por meio de um aplicativo. Exemplo, ver a transmissão ao vivo de uma câmera de segurança inteligente.
Controle: o usuário controla seus equipamentos remotamente, como girar uma câmera de segurança e aumentar o foco, seja de onde estiver.
Automação: integra vários equipamentos ao mesmo tempo, criando diversos formatos de uso e cenas especificas com as principais características. Veja que pode ser automatizado:

Componentes do sistema de automação residencial
Embora sistemas de automação residencial exijam hubs, alguns aplicativos móveis se conectam diretamente a um roteador e um dispositivo. Marca registrada da automação é o controle e o monitoramento remoto, exercido por meio de um aplicativo móvel ou de um assistente de voz.
O aplicativo permite total controle dos equipamentos em tempo real, criam cenas e personalizam ambientes. Existem aplicativos para dispositivos Android e iOS, tornando-os compatíveis com a maioria dos Smartphones e tablets.
Assistentes de voz controlam os dispositivos do sistema de segurança, mostrando a imagem ou configurando um temporizador de um alto-falante enquanto suas mãos estão ocupadas. A maioria dos dispositivos funciona com um dos três assistentes de voz: Alexa, Google Assistant e Siri.
Alexa e Google Assistant, são os mais conhecidos e utilizados para o controle dos dispositivos automatizados. Eles são de fácil manuseio, integração e programação, vejo os números de interação:

O uso de softwares é a maneira usada para ajustar os aparelhos conectados ao sistema. Será possível controlar a casa inteligente mesmo que você não esteja no local, utilizando aplicativos amigáveis e de fácil navegação…e podem ser acionados de qualquer local do mundo.
