Neste apartamento compacto em São Paulo, o televisor de 60” gira e se movimenta para atender a quatro ambientes diferentes
Quando não se tem muito espaço, é preciso abusar da criatividade. Foi o que aconteceu neste projeto em um moderno apartamento paulistano do tipo Studio totalmente automatizado. Aqui, a tecnologia dá as cartas em cada m2, garantindo o conforto e a diversão do morador, que é profissional liberal.
Uma das soluções mais interessantes adotadas pelo projetista foi a instalação de um trilho motorizado por onde passa o televisor de 60 polegadas. “Dessa forma, um único aparelho consegue atender a vários ambientes simultaneamente, através de comandos pelo tablet ou smartphone”, explica Paulo Negreiros, da Tripé Studio, responsável pelo projeto.
Foram programadas posições estratégicas de parada da tela em diferentes pontos do trilho. Na principal, a TV fica centralizada com a caixa central, virada para o sofá, espaço definido para a sala de home theater, que tem aproximadamente 15m2. Embutidas no forro de gesso, todas as caixas acústicas do sistema 5.1 canais são anguladas, permitindo um melhor direcionamento do som para os ouvidos dos espectadores.
Com um único toque no celular, a tela vira e passa a atender a suíte, permitindo aproveitar sessões de filmes e séries mais reservadas. E ainda tem pontos próprios de parada do trilho para uma ótima visualização da tela a partir da varanda ou do escritório, que fica à direita do home theater e abriga o subwoofer do sistema. Quando não está sendo usado, o televisor é recolhido e permanece fixo ao elegante painel de madeira.
Caixas de embutir na varanda gourmet e no banheiro fazem parte do projeto de som ambiente, que permitiu levar música com qualidade a qualquer canto do apartamento. Para comandar áudio, vídeo, luzes, cortinas blackout motorizadas, ar-condicionado e o próprio trilho por onde passa o televisor, o morador utiliza o smartphone ou um tablet exclusivamente dedicado a essa função.
Com cerca de 60m2, o apartamento do tipo studio tem como principal atração o trilho motorizado, que permite o deslocamento do televisor de 60”. Na foto principal, a tela atende ao home theater 5.1 canais, montado com caixas de embutir anguladas (podem ser vistas ao longo do trilho), para um melhor resultado sonoro (Foto 1).
Pelo smartphone, o morador fecha as cortinas blackout motorizadas e adapta a iluminação para as sessões de cinema. Próximas à cozinha, duas caixas de embutir no forro de gesso se dividem entre a tarefa de reproduzir as trilhas surround dos filmes ou apenas seleções musicais, que variam de acordo com a ocasião (Foto 1).

Pelo tablet ou smartphone, o morador troca a posição do TV para atender à suíte, à varanda (no detalhe) equipada com caixas acústicas de som ambiente ou ao escritório (Foto 2).

Encostado à cama, o móvel baixo esconde o receiver, que amplifica as caixas acústicas do home theater e da varanda e se conecta diretamente ao principal serviço de música on-line da atualidade. No detalhe, à esquerda, o media player e o videogame, muito utilizados para ver filmes, séries e disputar partidas com os amigos (Foto 3).

O prático painel de parede facilita o controle da iluminação na suíte. No detalhe, o player de parede amplificado com entrada USB e tecnologia Bluetooth (Foto 4).

Projeto e instalação: Tripé Studio (11) 5505-9325
Arquitetura e design: Casa 100 Arquitetura (11) 3360-4842
Equipamentos utilizados
Home theater
* TV LED-LCD Samsung 60”
* Receiver Denon AVR-X2100W
* Blu-ray player Sony BDP-S6200
* Videogame Sony PlayStation 4
* Media player Apple TV
* Caixas acústicas frontais, central e surround Loud LHT-100 (de embutir)
* Subwoofer Harman Kardon HKTS 210
* Condicionador de energia Savage CDR-1500ex
* Trilho motorizado para TV Gaia
* Sistema de automação Control4
Som ambiente
* Player de parede com amplificador Loud LAC LX BT
* Caixas acústicas Loud SQ8 (de embutir/varanda) e Loud SQ6-MR (de embutir marinizada/banheiro)